segunda-feira, outubro 09, 2006

Níveis do Conhecimento

Os quatro níveis de conhecimento em Jean Piaget:
Nível I – nível sensório-motor; período de construção do real, plano da vida motora e sensorial.. Compreende desde o nascimento da criança até 1 ano ou 1 ano e meio. A criança ainda não apresenta domínio algum do mundo, sequer sabe sobre si mesma. Aos poucos, toma conhecimento dos objetos, depois aprende a dominar seu corpo. Conforme os movimentos do corpo, experimenta sensações, por isso Piaget chama de nível sensório-motor. Surge a imagem sensorial para a construção do objeto, depois a coordenação de várias imagens sensoriais, tornando o objeto permanente. Paralelamente a estas imagens, surgem as ações intencionais. As ações motores são associadas à representação que trouxe consigo a ação sensório-motora.
Nível II – nível pré-operatório; plano da representação. Compreende desde 1 ano ou 1 ano e meio até 6, 7 ou 8 anos. Marcado pelo egocentrismo com conotação cognitiva. A criaça utiliza a imitação na descoberta do mundo, até perturba sem perceber por não entender o mundo de sensações do outro. Neste nível, há uma “consciência representativa de relações”. A criança também não compreende a relação temporal com espacial. Não consegue ainda coordenar relações, no caso, a intenção-ação e a ação-conseqüência.
Nível III – nível das operações concretas. Compreende o período de 7-8 anos até 11-12 anos. Este nível é o das operações concretas, da argumentação, onde começa o pensamento lógico, também aqui a criança consegue coordenar direções espaciais. O egocentrismo é abandonado nas relações sociais. A criança ainda não possui nesta fase a noção do esquema da proporcionalidade (relação entre relações numéricas) nem noções de velocidade x tempo.
Nível IV - nível das operações formais. Compreende o período de 11-12 anos e adolescência. Este é o nível das operações formais correspondendo a operações sobre operações ( no caso da existência do método sistemático). Aqui o raciocínio passa de concreto a abstrato. Conforme Piaget, aquele que “consegue coordenar duas proposições ligadas entre si por operadores lógicos domina as operações formais (foi criticado por pensar desta forma).
Fonte: KESSERING, Thomas. Os quatro níveis de conhecimento de Jean Piaget. In EDUCAÇÃO E REALIDADE, Porto Alegre: FACED/UFRGS, v 15, no 1, jan/jun. 1990 pp3, 21.

Um comentário:

Mariangela disse...

Professor é aquele que encaminha para a aventura da vida.
Não é o que ensina fórmulas prontas, mas o que questiona e
desperta para a realidade , que faz brotar o saber do aluno.
Parabéns pelo teu dia,querida Lene.
Bjs,Mariangela