segunda-feira, outubro 09, 2006

Método Clínico Piagetiano

Estudos de Piaget apuram um método para verificação por interrogatório, inicialmente, para avaliar as interações entre sujeito e objeto. Suas análises observaram que o pensamento se mostra na interação, mas o conteúdo só é liberado em função dos objetos de representação. Mais tarde, ele utilizou o método clínico-crítico. Nele o interrogatório verbal sobre o sujeito é menor, as ações são observadas (são utilizados gravador e vídeo).Piaget fala em equilibração e abstração reflexiva. Segundo ele, o possível cognitivo é essencialmente criação e invenção.O método clínico traz como características: avaliação de experiências; perguntas espontâneas; observação de respostas, do comportamento da criança; as explicações são mais claras nas interações sociais.Em uma situação de aprendizagem, este método corresponde a interação da criança com pessoas e objetos. As respostas das crianças remetem a novas aprendizagens.O professor pode sugerir novas interações, mediar a criação, observar as relações sociais, promover ações, colaborar com reflexões e ações que conduzam à aprendizagem.É possível inovar em EAD, utilizando recursos telemáticos sim, inclusive integrando-os ao trabalho docente de modo a estimular o aprendizado.O método clínico retrata observação e questionamento a partir do problema, da dúvida, lançando hipóteses, levantando argumentos, respeitando as particularidades do sujeito.As questões interrogatórias envolvem perguntas exploratórias, justificatórias e contra-argumentatórias.Na abordagem construtivista, o professor é mediador, articulador, e considera as experiências anteriores do aluno."Na prática pedagógica deve haver estímulo para que o aprendizado aconteça de forma significativa."

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