segunda-feira, setembro 25, 2006

O papel do professor? E o do aluno?


Enquanto o professor pode assumir o papel de ativador, de articulador, ou de orientador, ou de especialista; o aluno, por sua vez, aprende na busca da resposta à sua pergunta.
Durante a investigação, o professor pode ser ativador, o "estimulador" da aprendizagem; o articulador da prática, ou seja, o colaborador para que o processo de aprendizagem por projetos ocorra de fato; o orientador, auxiliando o aluno (ou grupo) a realizar a investigação conforme o assunto a ser esclarecido; ainda, o especialista: aquele que tem conhecimento de causa para orientar, articular e conduzir a pesquisa, indicando leituras e outras referências da consulta.
Já, o aluno, dono de suas certezas e dúvidas, corre em busca de respostas. Certezas são enumeradas, dúvidas indicadas, assim inicia o processo.
Informações vão sendo coletadas, idéias relacionadas, e o conhecimento vai sendo construído. As significações vão, aos poucos, se reestruturando. A cooperação, as trocas, em suma, as interações favorecem a aprendizagem, o crescimento da rede de conhecimentos assimilados durante a realização do PA.
A criação, a invenção, a construção são priorizadas. As dificuldades contribuem para a busca de soluções ficar mais acirrada, dada a ânsia de obter respostas.

Nenhum comentário: