terça-feira, setembro 19, 2006

Comunicação e interação

Nas últimas décadas, o desenvolvimento tecnológico segue padrões acelerados. A comunicação abre fronteiras, expande-se pelo planeta afora. Não há barreiras, só adesão às novas descobertas, às novas formas de interação entre os terráqueos. Às vezes, adesão lenta, mas é inegável a necessidade de acompanhar os avanços no campo tecnológico.
São tantas as novas ferramentas para aproximar a população através da comunicação para aqueles que dispõem de recursos financeiros para compra de equipamentos modernos, especialmente o computador.
Nesse contexto, os educadores estão em corrida desenfreada rumo a Laboratórios de Informática (Graças a Deus!) para assimilarem as novidades e acompanharem o processo de mudança social. "Antes tarde que nunca." Para um professor, é inaceitável permanecer estagnado.
Apesar da falta de recursos nas escolas da rede estadual de ensino, hoje em dia muitos pais proporcionam acesso às inovações na área tecnológica, e a juventude usufrui desde cedo destas sem esperar pela escola, a instituição responsável por sua formação educacional. Eis a questão. É normal encontrar alunos com uma gama de conhecimentos bem maior do que seus educadores em termos de tecnologia.
As formas de comunicação via rádio, telefone fixo, televisão foram superadas pela rapidez e eficiência de um computador conectado à Internet (grande rede mundial), não importanto se banda estreita ou larga, se via cabo, ADSL, satélite ou rádio. E tal acesso leva a tantos programas e redes de interação, traduzidas como as novas formas de interação: Orkut, Gazzag, 1Grau (redes de amigos e comunidades virtuais); Skype (programa que faz ligação via telefone e possibilita falar com pessoas do outro lado do mundo com transmissão de voz ao vivo, basta possuir sistema de som e microfone além do programa instalado); ICQ, MSN, o famoso messenger (programas com comunicação direta, exibição ao vivo aos que possuem uma WebCam/câmera); RPG (jogos interativos e de estratégias, com exigência de grande raciocínio lógico); Chat (salas de bate-papo); Vlog, flog e blog (respectivamente, páginas na web com vídeos, fotos e conteúdos para divulgação de assuntos diversos); etc.

Nenhum comentário: