terça-feira, junho 05, 2007

Pedagogia por Projetos... pensando...

Após reler o texto "Diferenças e Similaridades entre Projetos de Pesquisa e de Aprendizagem", de Marie Jane Soares Carvalho e Leonardo Sartori Porto, pensei mais sobre o desenvolvimento da pedagogia por projetos. Fiquei imaginando a discussão entre alunos e aprofessores com o objetivo de experimentar a forma de elaboração e execução de Projetos de Aprendizagem.
Deste ato de pensar, escrevi o que segue:

A valorização do conhecimento prévio, da bagagem do sujeito, é o princípio da construção do conhecimento, que tem por resultado a aprendizagem. O contexto social onde o sujeito está inserido é o ponto de partida.
O projeto, na verdade, surge da necessidade de esclarecimentos de perturbações trazidas pelo aluno. É ele quem vai relacionar, pontuar, buscar respostas. Ele se apodera do conhecimento da ciência, transformando-o em opinião nova ou confirmada. Na aprendizagem por projetos, a autoria é do aluno.
O crescimento pessoal, a formação do senso crítico diante das mais variadas situações do cidadão na sociedade, passa pela busca de soluções, pela batalha por descobrir, desvendar o desconhecido.
É preciso que a curiosidade e a vontade do aprendiz estejam salientes, presentes na pesquisa para o projeto ter êxito, ou seja, para que o projeto leve à aquisição de maior bagagem cultural, de transformação pessoal, pois é no processo de construção e reconstrução que o ser humano se faz.
Se o papel do aluno é de agente, o papel do professor é de orientador, mediador, de problematizador. É ele quem instiga para que o processo de aprendizagem por projetos ocorra. As decisões são tomadas em consenso. O professor não é visto como o detentor do saber, ele auxilia o processo de construção do conhecimento que se dá nessa metodologia de abordagem na sala de aula.

Nenhum comentário: