segunda-feira, maio 14, 2007

AS NOVAS TICs E A INTERAVIDADE

Em uma breve e humilde retrospectiva de teorias educacionais com referência epistemológica, podemos dizer que, na educação, teorias apontavam a absorção do conhecimento focado na crença de que o mesmo seria nato ao sujeito. Outros estudos pontuavam que o discurso era a força, isto é, o professor dirigia, agia de forma diretiva, ele era o centro das atenções. Por fim, percebeu-se que a troca, a interação no processo ensino-aprendizagem, alcança maiores resultados.
A interatividade instiga a criatividade, essencial para ser o diferencial na aprendizagem, compreendendo a construção de conhecimentos, os quais não se encontram centrados no sujeito ou no objeto e sim na interação entre ambos e entre sujeitos.

Da forma com que eram trabalhados os conteúdos, em concordância com a tradição do processo ensino-aprendizagem, alguns resultados positivos eram registrados. Porém, com a chegada das novas TICs, os termos texto e contexto, utilizados em larga escala antes, agora são superados por hipertexto e texto coletivo. Se antes alguns resultados eram projetados ampliando horizontes, hoje, estudos apontam novos rumos devido ao advento das TICs, as quais potencializam o processo de interação.
Em suma, o foco foi alterado, o conhecimento passou a ser construído: o objeto de estudo é transformado pela ação coletiva, pela interatividade.
O impacto da tecnologia à educação surtiu efeitos, abriu a veia do pensamento criativo. Tais recursos, por exemplo: rádio, TV, vídeo, foram grandes aliados dos educadores no estímulo para conquistar os educandos na busca da apreensão do conhecimento.
Com a chegada do computador, mudanças foram evidentes, além de necessárias.
O surgimento da sociedade tecnológica é inconteste. A inteligência artificial ganhou espaço e se apossou, mostrando eficiência e rapidez no acesso a informações.
As novas TICs reformam o ensino, sendo o principal instrumento prático para a aprendizagem colaborativa e cooperativa, a qual permite autonomia aos sujeitos.
*** A imagem dos palhacinhos de mãos dadas representam a união das disciplinas em prol do crescimento dos alunos.

Um comentário:

Unknown disse...

ola lene , como vai, aki é o marcelo , ficaram lindas as fotos alias o blog todo ta muito lindo , bjos marcelo