sexta-feira, dezembro 01, 2006

Por que avaliar? Alguns “comos” para se chegar aos porquês

Após ler o texto das professoras Beatriz Corso Magdalena e Íris Elisabeth Tempel Costa, considero importante registrar aqui a síntese do texto e os comentários que teci sobre o referido assunto.
A avaliação centrada no ensino é quantitativa. Por exemplo, aquela aprendizagem dirigida a vestibular, com testes e provas. Já, a avaliação centrada na aprendizagem consiste na metodologia por projetos de aprendizagem. Prevendo as interações dos alunos, deixando-os terem livre expressão, pois “ensinar implica em abrir espaço para a manifestação dos alunos, para a expressão de suas idéias e, concomitantemente, interagir com eles, avaliar estas manifestações, para poder contra-argumentar, desafiar e trazer novos elementos. Significa alimentar um fluxo avaliativo constante, em que se entrelaçam avaliações individuais (o aluno com ele mesmo) e grupais (ele com o restante dos grupos de alunos e de professores).” Se há privilégio da aprendizagem, então o valor da avaliação está na qualidade e não na quantidade. Na avaliação centrada na aprendizagem, professores e alunos são responsáveis por avaliarem o processo de construção do conhecimento. As produções são a base da avaliação, mas deve ser observado o processo desde o surgimento da dúvida inicial, a que deu origem ao projeto. Se houver apoio tecnológico, as interações são mais favorecidas. Ou seja: “Em ambientes informatizados, o desenvolvimento de projetos se enriquece pelas possibilidades do uso de diferentes ferramentas interativas que aumentam e aprofundam as trocas cognitivas entre os grupos. A possibilidade de avaliação crítica por pessoas que não fazem parte do espaço físico do grupo traz novos enfoques e aproxima pontos de vista que se diferenciam, por sua origem contextual diferente. Assim, grupos de alunos que buscam resolver problemas semelhantes, mas que vivem realidades diferentes poderão chegar a respostas originais, que, pela troca, discussão e análise, ampliam o grau de conhecimento de ambos os grupos.”
Este texto foi interessaníssimo para mim, pois me clareou o papel da avaliação em Projeto de Aprendizagem. Se qualitativa ou quantitativa, dependerá do instrumento, da forma de avaliação. Cabe ao professor saber dirigir seu trabalho de modo que ocorra aprendizagem, respeitando o conhecimento que o aluno traz e ampliando seus horizontes. Portanto, a avaliação será qualitativa e partirá tanto dos alunos como dos professores envolvidos no projeto e constantemente.

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