A grande rede mundial permite conectar-se ao mundo virtual e interagir sem limite de espaço geográfico e a qualquer tempo.
Utilizando uma interface gráfica e textual junto a ferramentas diversas que garantem o processo interativo, a EAD torna-se realidade.
A plataforma para EAD conta com instrumentos para postagem de informações, para comunicação entre os envolvidos, em grupos ou não, enfim, a interface é interativa a ponto de oferecer possibilidade de construção do conhecimento pela troca de experiências por: correio eletrônico, listas de discussão, fórum, salas de bate-papo, agenda, biblioteca, videoconferência ou outra forma.
As atividades colaborativas culminam em textos coletivos que constituem o ciberespaço e a formação da chamada cibercultura.
Os ambientes virtuais de aprendizagem são recursos que oferecem ferramentas ricas para aplicação em cursos nas mais diversas áreas do conhecimento. Alguns são: o Educarede, Teleduc, Rived, e-Proinfo, AulaNet, WebCT, dentre tantos outros.
A avaliação de tais cursos deve ser de forma continuada e formativa, culminando em inteligência coletiva na construção do conhecimento através da aprendizagem cooperativa a qual prevê a transformação do(s) objeto(s) de estudo. Esta reflexão sobre a forma avaliativa advém da complexidade de análise do hipertexto, entendendo este como uma junção de recortes de texto, ou seja, porções de texto interconectados, obedecendo certa hierarquia.
Utilizando uma interface gráfica e textual junto a ferramentas diversas que garantem o processo interativo, a EAD torna-se realidade.
A plataforma para EAD conta com instrumentos para postagem de informações, para comunicação entre os envolvidos, em grupos ou não, enfim, a interface é interativa a ponto de oferecer possibilidade de construção do conhecimento pela troca de experiências por: correio eletrônico, listas de discussão, fórum, salas de bate-papo, agenda, biblioteca, videoconferência ou outra forma.
As atividades colaborativas culminam em textos coletivos que constituem o ciberespaço e a formação da chamada cibercultura.
Os ambientes virtuais de aprendizagem são recursos que oferecem ferramentas ricas para aplicação em cursos nas mais diversas áreas do conhecimento. Alguns são: o Educarede, Teleduc, Rived, e-Proinfo, AulaNet, WebCT, dentre tantos outros.
A avaliação de tais cursos deve ser de forma continuada e formativa, culminando em inteligência coletiva na construção do conhecimento através da aprendizagem cooperativa a qual prevê a transformação do(s) objeto(s) de estudo. Esta reflexão sobre a forma avaliativa advém da complexidade de análise do hipertexto, entendendo este como uma junção de recortes de texto, ou seja, porções de texto interconectados, obedecendo certa hierarquia.
O processo educacional engajado na formação integral, englobando ensino e aprendizagem permanentemente possíveis de reformulação de conceitos, não pode manter atividades que excluam a interação. O envolvimento tecnológico neste processo deve estar vinculado à prática docente, só então estará garantida a construção do conhecimento.
Como a rede permite uma gama enorme de interações, o acesso à informação e à comunicação são imensamente maiores do que o cotidiano da sala de aula tradicional. Uma vez a escola aderindo à tecnologia, permitindo acesso à Internet, o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem é garantido. E, por fim, o aproveitamento do ambiente EAD impulsiona o crescimento do educando.
Portanto, a escola que oferece Laboratório de Informática com acesso à Internet e permite aos professores utilizá-lo em benefício da estruturação do trabalho na formação do aluno, incluindo aqui a participação pedagógica, pode cantar vitória, pois estará seguramente dentre as escolas com asas para o futuro.
Como a rede permite uma gama enorme de interações, o acesso à informação e à comunicação são imensamente maiores do que o cotidiano da sala de aula tradicional. Uma vez a escola aderindo à tecnologia, permitindo acesso à Internet, o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem é garantido. E, por fim, o aproveitamento do ambiente EAD impulsiona o crescimento do educando.
Portanto, a escola que oferece Laboratório de Informática com acesso à Internet e permite aos professores utilizá-lo em benefício da estruturação do trabalho na formação do aluno, incluindo aqui a participação pedagógica, pode cantar vitória, pois estará seguramente dentre as escolas com asas para o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário