segunda-feira, junho 25, 2012

Dois findis e... já saudades

Há dois findis que não vou pra casa. Dois findis longe dos meus pais. Deu saudades!

Saudades de olhar as flores, o verde... de pisar aquele gramadão...

Na chegada...

Da porta da sala para a estrada.


No Sul é... friiiiiiiiiiiiiiiiioooooooooooooooo

Gente! O Sul é gelado... mt gelado!
Vejam só a geada que deu. As flores que eram roxas, rosas e brancas ficaram todas brancas, cobertas de gelo. Só de olhar, sentimos frio.
Acordar cedinho e ver esta paisagem... meu Deus! Depois era correr pra debaixo dos cobertores outra vez e tremer até se aquecer.
Lá fora, no Sítio da Vovó, no inverno, só dá pra ir passear no campo ao meio-dia, quando o sol está mais forte.
E, de quebra, vai uma bergamotinha com prima (Neca na foto), mamãe e sobrinhas(abaixo)... minhas parceirinhas pra dormir na sala, cantar karaokê, passear pelo campo, ir lá no João, etc.
Mamãe e minhas pitchulinhas

O pai preparando seu tradicional churrasco de domingo abaixo:

Num feriadão destes...

Fui visitar minha escola, ou, minha outra escola, onde um dia fui professora e diretora.
Encontrei um prédio bem cuidado, pátio com flores... fiquei muito feliz.
Encontrei ex-colegas... e ainda encontrei minha amiga, aluna e colega Jurema... e consegui ser útil:  no Auditório, coloquei pra rodar um filme. O palco, as cortinas, o aparato tecnológico, tudo muito lindo!
Gostei muito do que vi!
A entrada...
A escadaria... tão linda!

Entre protestos e falta de reconhecimento

Ano tumultuado na profissão.... falta de reconhecimento por parte do governo estadual.
Estivemos na capital protestando, estivemos em frente ao Fórum local também protestando... e .... continuamos na luta pelo piso nacional.
Nós na Sessão Plenária, sorrindo por fora e chorando por dentro.

No dia em que fomos pra frente do Fórum, a BM parecia estar diante de um bando de bandidos........... mostraram armas, viaturas........ incrível! Será que estariam também em grande número em caso de assalto, sequestro ou outro grave delito???
Era até engraçado! Escreviam nas pranchetas, entravam e saíam do prédio... uma piada! Afinal, somos profissionais da educação e como tal jamais agiríamos como vândalos.
Tiramos a paz, isto sim, chamamos atenção à causa, mas era só isso, uma causa nobre.
E como esquecer nossos amados alunos gritando: "O professor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo!" Emocionante!



E não era só uma moto não!

Uma viatura em cada esquina.

Faltou pouco pra ter mais brigadianos que professores...hahahahahaha Brincadeirinha!




Amor perfeito!

Será que existe amor perfeito? Depende! A flor existe.........hehehehe
Ganhei esta flor da foto na festa de níver da Kátia e da Lolô. Já plantei num vaso que está na minha sacada. Vamos ver se floresce mais.

Homenagem ao colega Hilário


Não... não é uma piada......... o professor mais Hilário do mundo se aposentou!
Fiz um vídeo pra homenagear a saída do colega professor Hilário, quando de sua aposentadoria. E descobri, ao escanear fotos mais antigas da escola, uma foto do primeiro Laboratório de Informática da Escola Polivalente. Hoje, temos máquinas mais modernas, e é meu local de trabalho. O queridíssimo Hilário, que foi diretor da escola, começou a história da tecnologia. Adorei esta descoberta!
(À direita: Hilário)

A ponta da mesa da sala dos professores será sempre o lugar do professor Hilário, parceiro pra dar risada como nenhum outro, agora descansa dos trabalhos de sala de aula com alunos.Merecidamente..... depois de 33 anos dedicados à profissão, vai curtir sua família, a netinha que ele ama ! 
Marlete, Hilário e chefinho

Lá e aqui


Visitar papai e mamãe é um dos melhores programas pra mim. A paisagem é generosa, muitas flores, campo......... e  as pessoas que encontro por lá são simplesmente “meu povo”. “Meu povo” é bom, é de fé......... reencontrá-los é tudo de especial.

Sinto falta de família, de parentes.......... mas fiz amizades maravilhosas aqui em Santa Cruz. Participei de festas de níver tão fantásticas que até me deu vontade de comemorar os 45!
Festa da Iara
Festa da Kátia e da Losane
Festa da Juliana*
Festa da Lucila*

Fórum de Educação e I Encontro Nacional do PIBID

Em dois momentos, estivemos participando do Fórum de Educação, promovido pela Unisc, e do I Encontro Nacional do PIBID.

Autores de renome como  Paro e Nóvoa estiveram palestrando. Foram momentos de aprendizagem.  E, na segunda parte, frei Beto foi o mais legal dos palestrantes.

Teve também uma noite, onde era preciso falar sobre o PIBID no Poli, então lá fui eu pro palco. Por sorte, gosto de palco e telefone, até demais.

PIBID I semestre 2012


Temos um projeto, melhor, dois, em desenvolvimento, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Um com base no teatro “Maria Minhoca”, de Maria Clara Machado e, outro, com base no filme “Morte e Vida Severina”, uma animação da obra de João Cabral de Melo Neto.

As atividades foram planejadas em janeiro e serão executadas em março e abril. Conforme postagem anterior, os alunos assistiram ao teatro, agora é desenvolver a proposta. Veja painel, fruto destes projetos interdisciplinares.