terça-feira, abril 20, 2010

TICs na Educação

Hoje, 20 de abril, estive palestrando aos colegas de escola do turno da manhã, falando do que mais gosto: tecnologia.
O objetivo era sensibilizar para o uso das tecnologias, especialmente o Laboratório de Informática.
O tempo foi muito curto para expor tudo o que eu pretendia, mas ouvir que na primeira hora da manhã de segunda-feira próxima serei procurada para tratar do uso do Laboratório foi tudo de bom. E mais... na terça e na quarta também as colegas vão me solicitar... , vou poder ser útil e colaborar.
Valeu...muito obrigada pelo espaço, caríssimo diretor!

domingo, abril 18, 2010

Santa Cruz é Joia

O evento Santa Cruz é Joia contou com vários expositores, shows de dança alemã pelos pavilhões e de bandas, desfile de modas... até um balão esteve sobrevoando. E teve quem deu uma voltinha!
Eis que... estava eu lá... caminhando com uma amiga... então encontrei 2 colegas "águias" tomando um chimarrão. Mais alguns passos e uma ex-águia. Em um balcão, a expositora... ex-águia. De repente, outra colega também águia... me senti em casa!
De repente, uma aluna águia escondida num cabeção gigante. Quer saber como ela se chama?
Eu te apresento... VIDA... pedi para posar ao seu lado (mesmo sem poder ver os olhos direito hehehe) e o clique foi inevitável,... ela é muito especial!

quinta-feira, abril 15, 2010

Lições do Rio Grande e Profª LENE

Estivemos experimentando um método... nem tão novo como eu imaginava. Apesar de esperar material interativo e interdisciplinar, coloquei em prática a proposta do
LIÇÕES DO RIO GRANDE para Língua Portuguesa.

Na turma 105, estudamos crônicas. A turma pesquisou, juntou informações sobre crônica e fez mapa conceitual. Além de ler e analisar (compreensão e interpretação) todas as 10 crônicas do livro, os alunos também produziram suas próprias crônicas.
A turma se dispôs a arrumar as classes formando um grande círculo. Esta aula foi exclusiva para debate sobre o entendimento de cada crônica, destacando: assunto, características da crônica, tipos de discursos utilizados, tempos verbais, e breve resumo.
Na turma 201, falamos sobre arte, escolhemos temas para debate e lemos sobre Grafite. As produções foram postadas no blog criado especialmente pela turma e para o fim de registrar os trabalhos de aula em nossa disciplina. O endereço do blog é http://polivalentescs.blogspot.com/ . O blog contempla fotos da turma em momento pascal e opiniões sobre diversos assuntos. As postagens seguirão durante todo o ano letivo.
Também trabalhamos com júri simulado para treinar o emprego de expressões para emitir opinião e expressar uma verdade, bem como para utilizar o discurso persuasivo para convencer. Dois juízes decidiam a pontuação ao lado A ou B, conforme a consistência das colocações, das expressões utilizadas e do poder de convencimento de ideias.
No final, todos criaram textos de opinião.

As turmas de 5ª série, trabalharam com HQs da Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem, também aparece a Turma da Luluzinha. Foram lidas e analisadas diversas histórias, foram comentadas as transformações da Turma da Mônica infantil para jovens.
Ainda, aprendemos a criar resenhas, falando sobre uma história ou sobre um livro. Todos produziram resenhas.
Também, como trabalho de sala de aula, eles transformaram uma história escrita em história em quadrinhos. Em duplas, os alunos desenharam, representando cada qual uma parte do texto "O escritório". Depois, juntamos os quadrinhos da HQ no paredão dos fundos, ficando assim:

Na turma 51:
Turma 52: