sábado, junho 23, 2007

PA na Escola



Cool Slideshows!

Estive trabalhando com a turma 62 na Escola Goiás, aqui em Santa Cruz do Sul, para aplicar a metodologia por Projetos de Aprendizagem.

Foi muito gratificante ter estado com esta turma e com as professoras parceiras, especialmente a Adriana.

Quer acompanhar meu trabalho? Então acesse:

http://paescolagoias62.pbwiki.com/ e http://proa-turma4.pbwiki.com/Lene-aplicando-PA-na-Escola

Especialização em Gestão Escolar

Estou participando do curso de especialização em Gestão Escolar pela UFRGS como tutora da turma 76 - pólo de Santa Cruz do Sul- e também como aluna.
O referido curso vem fortalecer discussões sobre questões ligadas à educação que são de suma importância às Escolas.
Temas como gestão democrática, inclusão social, Projeto Político-pedagógico serão debatidos. Experiências serão trocadas e o crescimento será resultado seguro.
A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação à Educação também será alvo de discussão e valorização.
O ensino na modalidade EAD para este curso traz uma proposta valiosa para abrir novos espaços e rever ações, principalmente por fazer com que, em meio a diversas atividades corriqueiras da Escola, os gestores parem para analisar suas próprias ações, para refletir se o PPP em vigor está de acordo com a Escola que pretendem formar, e, de repente, discutir a organização curricular que deve primar por democracia e cidadania.
Estou na expectativa de poder criar um PPP para NTEs. Vamos ver!

São tantas as novidades!



Cool Slideshows!


Vejam só o que aprendi!!!
Dêem uma espiadinha em meus blogs:

São tantas as novidades q...nem sei como agradecer o dia em q minha querida Lisete me inscreveu nesta especialização!

terça-feira, junho 05, 2007

Sobre os blogs...

Relendo o texto da professora Suzana, sobre os blogs, refiz análises sobre a aplicação dos blogs como ferramenta no processo educacional.
Destas análises redigi o seguinte:
Os blogs para a educação e a pesquisa são muito úteis, são ferramentas ricas. São ambientes virtuais, páginas pessoais ou de grupos (blogs colaborativos – com vários administradores), onde é possível depositar reflexões, análises, opiniões sobre diversos assuntos em voga ou fruto de pesquisa. Flutuam em um blog: detalhes pessoais, poesias, citações de autores de renome, textos com análises críticas sobre leituras realizadas, etc. Resumindo, tudo o que o administrador achar interessante, importante, relevante, ele vai postar em seu blog, para que outros comentem ou apenas acessem para ler e curtir.
Especificamente, em se tratando de educação e pesquisa, os blogs podem ser ferramentas ricas de registros do processo de aprendizagem proporcionado pela pesquisa. A educação tem nos blogs um instrumento de construção da idéia que está perturbando e que o sujeito pretende explorar para se certificar se suas certezas serão confirmadas e se suas dúvidas serão esclarecidas. Os blogs concentram o registro de todos os passos, de todas as análises, dos momentos de (re)construção e, por fim, de avaliação do processo.
Todos ensinam e aprendem em um projeto de aprendizagem. E os educadores podem apoderar-se dos blogs para acompanhar a transformação perpassada nas postagens de seus alunos. Os comentários enriquecem, esclarecem, colaboram. Aliás, todo projeto de aprendizagem prevê a participação constante e coletiva. Um blog é um grande hipertexto, carregado de expressivos registros, ressaltando um ou diversos temas relacionados. Portanto, é uma ferramenta rica no processo de aprendizagem.

Pedagogia por Projetos... pensando...

Após reler o texto "Diferenças e Similaridades entre Projetos de Pesquisa e de Aprendizagem", de Marie Jane Soares Carvalho e Leonardo Sartori Porto, pensei mais sobre o desenvolvimento da pedagogia por projetos. Fiquei imaginando a discussão entre alunos e aprofessores com o objetivo de experimentar a forma de elaboração e execução de Projetos de Aprendizagem.
Deste ato de pensar, escrevi o que segue:

A valorização do conhecimento prévio, da bagagem do sujeito, é o princípio da construção do conhecimento, que tem por resultado a aprendizagem. O contexto social onde o sujeito está inserido é o ponto de partida.
O projeto, na verdade, surge da necessidade de esclarecimentos de perturbações trazidas pelo aluno. É ele quem vai relacionar, pontuar, buscar respostas. Ele se apodera do conhecimento da ciência, transformando-o em opinião nova ou confirmada. Na aprendizagem por projetos, a autoria é do aluno.
O crescimento pessoal, a formação do senso crítico diante das mais variadas situações do cidadão na sociedade, passa pela busca de soluções, pela batalha por descobrir, desvendar o desconhecido.
É preciso que a curiosidade e a vontade do aprendiz estejam salientes, presentes na pesquisa para o projeto ter êxito, ou seja, para que o projeto leve à aquisição de maior bagagem cultural, de transformação pessoal, pois é no processo de construção e reconstrução que o ser humano se faz.
Se o papel do aluno é de agente, o papel do professor é de orientador, mediador, de problematizador. É ele quem instiga para que o processo de aprendizagem por projetos ocorra. As decisões são tomadas em consenso. O professor não é visto como o detentor do saber, ele auxilia o processo de construção do conhecimento que se dá nessa metodologia de abordagem na sala de aula.