quarta-feira, dezembro 27, 2006

Ano novo!

É ano novo chegando...
É reflexão e esperanças sendo reativadas...
É a felicidade reinando!
Paz a nós todos!

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Novos rumos para a Educação

Nos últimos tempos, surgiu uma novidade no campo educacional: a Educação a Distância. Neste caso, torna-se fundamental a obtenção de conhecimentos em informática e a disponibilidade de tempo para o estudo.
No mínimo, há que se ter noções básicas de informática para navegar em um ambiente próprio para realizar as tarefas das aulas a distância, pois todas atividades, sejam elas de leitura ou de exercícios não desenvolvidos via internet.
Ainda, é necessário destinar um horário diário ou, pelo menos, semanal para responder as questões de cada uma das disciplinas do curso, isto porque o curso é organizado em disciplinas coordenadas por professores virtuais.
Portanto, é indiscutível o valor do saber em informática e do tempo disponível para ingressar em um curso a distância. Esta nova modalidade está ganhando força entre os vestibulandos pela facilidade e comodidade de acesso.

terça-feira, dezembro 19, 2006

É Natal!!!


Copie tudo que é bom,
Delete seus erros.
Não deixe à margem ninguém.
Abra as bordas de seu coração,
Remova dele o Vírus do egoísmo.
Antes de fechar.
Coloque Jesus nos seus favoritos e seu Natal será o atalho de sua Felicidade!
Um abençoado Natal a você e sua família.
São os votos de LENE ROSSAROLA
a todos que visitam este blog.

terça-feira, dezembro 05, 2006

Curso sobre o Programa GESAC



O Curso sobre o Programa GESAC, para capacitação de multiplicadores, está muito legal, além de ter sido um ponto de reencontro com colegas da especialização.
Estamos acessando o site do id.brasil, oca... webmail... usuarios... etc. Fizemos cadastro de adm3, nós. Depois, adm4, os usuários... incluindo nós. Trabalhamos ainda com criação de wiki dos participantes da oficina de Porto Alegre.
O aprendizado deverá ser repassado às escolas que têm ponto de presença do GESAC, para que se integrem ao programa e façam uso dos recursos disponíveis no site pelo programa.
Enfim, sairemos daqui como multiplicadores do GESAC de nosso Núcleo de Tecnologia correspondente, fazendo a ponte com as escolas para que estas mantenham a utilização adequada do programa com a comunidade.
A idéia geral é: Inclusão digital para inclusão social.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Por que avaliar? Alguns “comos” para se chegar aos porquês

Após ler o texto das professoras Beatriz Corso Magdalena e Íris Elisabeth Tempel Costa, considero importante registrar aqui a síntese do texto e os comentários que teci sobre o referido assunto.
A avaliação centrada no ensino é quantitativa. Por exemplo, aquela aprendizagem dirigida a vestibular, com testes e provas. Já, a avaliação centrada na aprendizagem consiste na metodologia por projetos de aprendizagem. Prevendo as interações dos alunos, deixando-os terem livre expressão, pois “ensinar implica em abrir espaço para a manifestação dos alunos, para a expressão de suas idéias e, concomitantemente, interagir com eles, avaliar estas manifestações, para poder contra-argumentar, desafiar e trazer novos elementos. Significa alimentar um fluxo avaliativo constante, em que se entrelaçam avaliações individuais (o aluno com ele mesmo) e grupais (ele com o restante dos grupos de alunos e de professores).” Se há privilégio da aprendizagem, então o valor da avaliação está na qualidade e não na quantidade. Na avaliação centrada na aprendizagem, professores e alunos são responsáveis por avaliarem o processo de construção do conhecimento. As produções são a base da avaliação, mas deve ser observado o processo desde o surgimento da dúvida inicial, a que deu origem ao projeto. Se houver apoio tecnológico, as interações são mais favorecidas. Ou seja: “Em ambientes informatizados, o desenvolvimento de projetos se enriquece pelas possibilidades do uso de diferentes ferramentas interativas que aumentam e aprofundam as trocas cognitivas entre os grupos. A possibilidade de avaliação crítica por pessoas que não fazem parte do espaço físico do grupo traz novos enfoques e aproxima pontos de vista que se diferenciam, por sua origem contextual diferente. Assim, grupos de alunos que buscam resolver problemas semelhantes, mas que vivem realidades diferentes poderão chegar a respostas originais, que, pela troca, discussão e análise, ampliam o grau de conhecimento de ambos os grupos.”
Este texto foi interessaníssimo para mim, pois me clareou o papel da avaliação em Projeto de Aprendizagem. Se qualitativa ou quantitativa, dependerá do instrumento, da forma de avaliação. Cabe ao professor saber dirigir seu trabalho de modo que ocorra aprendizagem, respeitando o conhecimento que o aluno traz e ampliando seus horizontes. Portanto, a avaliação será qualitativa e partirá tanto dos alunos como dos professores envolvidos no projeto e constantemente.