quarta-feira, julho 26, 2006

GNU/Linux

Meninas!
Vejam só!
Distribuições do projeto:
- Debian - http://www.debian.org
- Ubuntu - http://www.ubuntu.com
- Fedora - http://fedora.redhat.com
- Mandriva - http://www.mandriva.com
Também dá p/ instalar no HD o Linux emm LiveCDs:
- Knoppix - http://www.knoppix.com
- Kurumim - http://www.kurumim.com.br
Legal, não é?

Esse pingüim com cara de pato!

Nunca quis aprender Linux, agora me vejo na forca......kkkkkk
Andei pesquisando...
Nos anos 90, um estudante finlandês chamado Linus Torvalds lançou um projeto. Este toma forma e se torna o Sistema Operacional LINUX, dito multitarefa (capaz de executar vários programas concomitantemente).
Trata-se de um software livre, praticamente imune a vírus, trojans, etc. Há uma comunidade de desenvolvedores sempre atentos, por isso não há disseminação de vírus.
Parece ser muito bom o tal "pingüim com cara de pato"!

A linguagem do corpo

O corpo também fala... ai, ai, ai...
Lendo "Linguagem do corpo" de Cristina Cairo, encontrei os dizeres: "...nós somos responsáveis por todo tipo de energia que atraímos." (p. 264) Portanto, devo aprender a selecionar até minhas amizades. Pois diz também que: "Pessoas muito sensíveis, que se deixam magoar com facilidade, buscam se proteger atrás da gordura, que representa a maciez de um abraço." (p. 157)
Doeu ler: "A gordura é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger e se esconder dos problemas externos."
Realmente, devo me cuidar!

Devo cuidar da máquina!

Ao ler "Os mensageiros" de Francisco Cândido Xavier, percebi o quanto estou desligada de meu físico. Lá dizia: "Não devemos, filhinha, subordinar todos os pensamentos às necessidades do estômago.(...)- Mamãe tem toda razão. Tenho visto muita gente adoecer por abuso da mesa." (p.192)
Foi então que resolvi não abusar tanto.
Devo cuidar da máquina: "- Repare a máquina do homem, o tabernáculo sagrado que o Senhor permitiu se formasse na Terra para sublime habitação temporária do espírito."
Preciso controlar a gula!

quinta-feira, julho 20, 2006

Em "Qual é a questão?"


O texto escrito por Beatriz Magdalena e Íris Costa, traz o termo CURIOSIDADE.
A curiosidade é a chave do baú recheado de segredos a serem desvendados. Em outras palavras, a curiosidade direciona, impulsiona, estimula, culminando em pesquisa, em construção do conhecimento.

O papo pela rede


O papo pela rede rola solto. É mais fácil a interação, há um menor grau de exposição, portanto, não há porque ficar inibido. Dá até para mentir! Não é preciso cultivar preocupações com aparência ou reações do tipo bochechas vermelhas de vergonha. Já, por outro lado, ao vivo, não há como disfarçar cabelo oleoso, dentes quebrados, olhos vesgos ou nariz aquilino. É...o julgamento do público é aterrorizante! Para amenizar o impacto da fala ao vivo basta conhecer artifícios da língua, empregar gestos e tom de voz adequados, enfim, basta ter praticado técnicas de bem falar em público...ACHO!

Vantagem das mulheres

Um belo dia, na sala de espera do consultório, encontrei algo interessante: uma revista.
Nem sempre costumam ser interessantes. Mas esta era.
Na página que abri, dizia: "Vantagem das mulheres". Pensei...oba...tenho alguma então.
Resolvi ler. Fantástico! Havia o debate sobre a questão: "O que eu preciso fazer para perder o medo de falar em público?"
Caramba! Engoli a reportagem com os olhos. Dizia que, infelizmente, os profissionais sofriam deste mal, em função de as faculdades não oferecerem cadeira de oratória. Há um comentário sobre o livro Superdicas para falar bem do professor Reinaldo Polito.
O problema que pode afetar toda uma carreira é de fácil solução, conclui o autor, dizendo que "o problema só existe porque nós mesmos o criamos".
Se é verdade...saberemos no final da nossa investigação.
Obs.: Façam de conta que a menina tem uma revista nas mãos.

PAs e TICs...


Tanto trabalhar com Projeto de Aprendizagem quanto agregar recursos tecnológicos à educação requer mudança de postura pedagógica. Sem a adesão dos colegas professores da escola, direção e coordenação pedagógica, fica complicado aplicar novos métodos. As TICs potencializam o processo ensino-aprendizagem, mas é preciso abertura para explorar tais instrumentos. A escola que permite o acesso a locais como videotecas, telessalas, laboratórios, etc., está colaborando para estimular a inclusão digital no âmbito educacional. Pena que, muitas vezes, há preocupação de não estragar equipamentos. Nestes casos, a parte financeira fala mais alto, derrubando sonhos de professores mais futuristas.

quarta-feira, julho 19, 2006

Acréscimos bem-vindos!


Problemas que afetam o bem falar:
- inibição;
- falta de conhecimento prévio do assunto;
- problemas de dicção;
- mau uso da voz;
- pouca expressividade por gestos;
- medo de falar em público.
A estes, podemos acrescentar???

Quero comentários!



Aos que postaram comentários, o meu muito obrigada!

Continuem, por favor!

Alterações em PA Grupo 29


Colegas, acrescentei duas dúvidas, alterando nosso projeto, como teste: - Como acabar (ou diminuir) com o medo de falar em público?
- Como exercitar técnicas (postura corporal e gestual, utilização da voz) para bem falar em público?
Vamos ver se, como não estou conseguindo entrar com meu nome e e-mail, vai registrar.
Eu salvei. Só não alterei o mapa conceitual. Vou tentar fazê-lo.

segunda-feira, julho 17, 2006

Voz tem vez na atualidade!

Três sapinhos na lagoa... Aquele que melhor coachar
ganha uma mosca. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
É mais ou menos por aí. Quem melhor se comunica tem vez.

A sociedade atual exige um profissional desinibido, que se utiliza da linguagem falada (voz) e gestual (postura) de modo a convencer, persuadir, conquistar.
Aquele que se expressa com precisão, consegue convencer, utilizando linguagem falada e gestual adequada à situação, tem um trunfo na manga.
Seja proferindo palestras ou vendendo um produto, ou simplesmente se comunicando, o indivíduo que melhor exercitar sua oratória (entendida como arte de bem falar), maior chance de sucesso terá.
A modernidade trouxe exigências...e a voz passou a ter vez.

Reavaliando a idéia...


Nosso projeto, de repente, é muito interessante!
Quem não tem medo de falar em público? Eu. Mas, com certeza, muitos têm.
Também porque colabora com o processo ensino-aprendizagem, privilegiando a participação dos educandos. Estes são vistos como sujeitos agentes desde a problematização inicial, passando pela execução, até chegar à conclusão. Ao professor cabe o papel de mediador, também de aprendiz, de instigador do processo, sempre provocando reflexões, mantendo todos atentos,... inclusive ele próprio.

sexta-feira, julho 07, 2006

Mudanças

Q vontade d mudar tudo, desde projeto...
Buscar novo assunto para problematização inicial, refazer mapa conceitual, tudo...
Estou um poço d indefinição!

quarta-feira, julho 05, 2006

Querem me conhecer?


Esta foto foi tirada pela Mariângela enquanto estávamos em curso. Somos o Grupo 29: Eu, Eliane e Cleusa.
Quem lembra da minha "lata amassada", cansada, sonolenta... rrssss Sou a primeira da direita.
Melhor nem lembrar!
Àqueles que querem me conhecer, sou Lene e tenho mesmo um nariz avantajado, cara torta, do jeito que saiu na foto. Até pensei em dar uma melhorada utilizando as ferramentas do Photoshop, depois achei melhor encarar a realidade.